v. 2 n. 03 (2003): Mídia Sonora
APRESENTAÇÃO
A revista Conexão – Comunicação e Cultura, visando à consolidação de edições temáticas, dedica este terceiro número a uma das mídias mais populares do país, o rádio octogenário – linguagem temporal capaz de criar vínculos sensoriais e de afeto com seus ouvintes e de se constituir em pano de fundo de boa parte da história política e cultural do Brasil no século XX. Ao reunir pesquisadores brasileiros, a maioria integrante do Núcleo de Mídia Sonora da Sociedade de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom), a revista abre com um itinerário histórico a partir da polêmica fundante sobre a paternidade do veículo: Landell ou Marconi? Segue com a revisão dos instantes precursores da prática do jornalismo sonoro e com as anotações de dois importantes profissionais da área, o locutor Heron Domingues e a fonoaudióloga Maria da Glória Beütenmuller. Percorre também a utilização do rádio em Porto Alegre, como um instrumento político na Segunda Guerra Mundial, bem como a influência da emissora carioca Jornal do Brasil AM na consolidação de um estilo que levou o Jornal do Brasil a ser uma referência na área da imprensa escrita.
Em seguida, dialogando com um referencial importante da teoria literária, a Estética da Recepção de Jauss, é a vez de revisar o valor de permanência do rádio. Avançando na reflexão, abre-se para um complexo resgate das suas origens científicas e filosóficas, iluminando uma mídia que ganha novos contornos no espaço cibernético. No segmento dedicado ao radiojornalismo, discutem-se a pertinência de conceitos comuns ao ensino e seus limites impostos pela era eletrônica, a reportagem enquanto objeto estético e um estudo sobre o documentário radiofônico. A fidelidade do ouvinte e os tipos de programação – como o Reality Show e as produções que conservam dialetos regionais – também são abordados nesse módulo temático. O conjunto temático encerra com uma discussão sobre a influência das mídias sonoras na aprendizagem da música.
Para finalizar a leitura, contemplam-se outros temas de interesse na área da Comunicação, como as interfaces de produção de um jornal empresarial, o resgate histórico da imprensa na antiga Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul, as possibilidades museológicas na cultura virtual e uma densa reflexão sobre a importância de uma ecologia da ação, baseada na comunicação e na (re)educação como uma das possibilidades do homem para superar uma nova crise da racionalidade.
Cida Golin e Maurício Moraes
Editores