Desenvolvimento de figurino utilizando ferramentas de design centrado no usuário – reflexões do espetáculo “Mocotó em Cena”

Autores

Palavras-chave:

Figurino. Métodos de Design. Necessidades do Usuário. Projeto Social. Empatia.

Resumo

O figurino é uma ferramenta de expressão que permite a interação do ator com o público e o ambiente. Nesse contexto, estão envolvidos desejos e necessidades coletivas e individuais, por isso pensar o projeto de figurino centrado no usuário requer atenção adequada ao uso de certas ferramentas. Este artigo se baseia em uma experiência confrontada com a abordagem teórica no campo do design. De natureza básica, qualitativa e descritiva, o estudo teve como objetivo principal fazer reflexões sobre o desenvolvimento e a produção do figurino para o espetáculo “Mocotó em Cena”. Concluiu-se que o uso de ferramentas centradas no ser humano para o desenvolvimento de figurino permite que o processo criativo seja imerso em insights relativos às necessidades dos usuários, focando no ser humano e não no artefato. As fases imersão, ideação e implementação foram corretamente seguidas, assim como o uso de ferramentas de design que possibilitaram discussões e trocas entre os membros da equipe. Algumas necessidades foram apontadas em relação à obtenção de feedbacks, testagem e avaliação do produto, que devem ser analisadas e melhoradas para uso em projetos futuros.

Biografia do Autor

Gabriela Kuhnen, UFSC UDESC ESTÁCIO SC

Gabriela Kuhnen é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Design da UFSC (2019) e atua na linha de pesquisa em mídia. Mestra em Design pelo Programa de Pós Graduação em Design da UDESC (2018), com especialização Lato Sensu em Moda: Produção e Criação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006) e graduada em Bacharelado em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua como docente no Centro Universitário Estácio de Sá no curso de design de Moda. Na área de desenho e criatividade, com experiência nas áreas de desenho de moda, desenho técnico e desenvolvimento de coleção. Atuou como Estilsta em diversas empresas de Santa Catarina e Paraná como Boby Blues, Grupo Morena Rosa e Someday. Ministra oficinas nos cursos livres do Departamento Artístico Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina- DAC/ UFSC e também cursos de Aquarela e Sketchbook em seu Estúdio Casa Amarela em Florianópolis. É pesquisadora nos seguintes temas: Ilustração e representação gráfica de Moda, Desenho técnico do Vestuário, Pesquisa e Desenvolvimento de Coleção de Moda, Comunicação no desenvolvimento de produto de moda.

Gilson Braviano, UFSC

Gilson Braviano é Doutor em Matemática Aplicada pela Université Joseph Fourier (Grenoble-França, 1995), Mestre em Engenharia de Produção, na área de Pesquisa Operacional, pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, 1990) e Licenciado em Matemática pela mesma instituição (Florianópolis, 1987). Desde 1995, trabalha no Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina, integrando a classe titular e atuando em disciplinas como Desenho Geométrico, Geometria Descritiva, Métodos de Representação e Métodos de Pesquisa. Trabalhou por seis anos na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e é docente permanente no Mestrado e Doutorado em Design da UFSC. Suas áreas de interesse envolvem métodos de representação, ambientes virtuais de aprendizagem e o uso de estatísticas para análise de dados. Foi tutor do grupo PET Conexões de Saberes da UFSC por seis anos, preside a ABEG - Associação Brasileira de Expressão Gráfica - desde 2009, é editor da RBEG - Revista Brasileira de Expressão Gráfica (rbeg.net) - e integra, no INEP / MEC, o Banco de Avaliadores das Instituições Brasileiras de Ensino Superior. É o subcoordenador do Curso de Bacharelado em Design da UFSC.

Giselle Schmidt Alves Diaz Merino, UFSC UDESC

Pesquisadora CNPq (PQ 2) na área de Desenho Industrial. Professora do Departamento de Design na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Professora do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós Doutora em Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina com estágio na Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2017). Doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto e Processo na linha de pesquisa de Metodologias de Projeto de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design na linha de Gestão de Design, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Graduada em Desenho pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997). Cursos na Universidade de Salamanca (Espanha). Possui formação em Processos Grupais e Coordenação de Equipes. Coordenadora de Projetos do Núcleo de Gestão de Design e do Laboratório de Design e Usabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina desde o ano de 2000. Ministra disciplinas de: Gestão de Design; Design Centrado no Ser Humano; Ergonomia e Usabilidade em Produtos e Serviços; Metodologias de Projeto de Design; Projeto de Embalagem; Tecnologias Assistivas, dentre outras. Orienta alunos de graduação e pós-graduação em níveis de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA), projetos em parceria com a UFPE (Terapia Ocupacional e Engenharia), UFPB (design). Possui como foco de pesquisa: Gestão de Design, Design e Saúde, Design Centrado no Ser Humano, Tecnologia Assistiva, Design Universal/Inclusivo em Produtos e Serviços.

Downloads

Publicado

2022-10-16

Como Citar

Kuhnen, G., Braviano, G., & Merino, G. S. A. D. (2022). Desenvolvimento de figurino utilizando ferramentas de design centrado no usuário – reflexões do espetáculo “Mocotó em Cena”. Conexão - Comunicação E Cultura, 20(39). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9170