Desenvolvimento de figurino utilizando ferramentas de design centrado no usuário – reflexões do espetáculo “Mocotó em Cena”
Palavras-chave:
Figurino. Métodos de Design. Necessidades do Usuário. Projeto Social. Empatia.Resumo
O figurino é uma ferramenta de expressão que permite a interação do ator com o público e o ambiente. Nesse contexto, estão envolvidos desejos e necessidades coletivas e individuais, por isso pensar o projeto de figurino centrado no usuário requer atenção adequada ao uso de certas ferramentas. Este artigo se baseia em uma experiência confrontada com a abordagem teórica no campo do design. De natureza básica, qualitativa e descritiva, o estudo teve como objetivo principal fazer reflexões sobre o desenvolvimento e a produção do figurino para o espetáculo “Mocotó em Cena”. Concluiu-se que o uso de ferramentas centradas no ser humano para o desenvolvimento de figurino permite que o processo criativo seja imerso em insights relativos às necessidades dos usuários, focando no ser humano e não no artefato. As fases imersão, ideação e implementação foram corretamente seguidas, assim como o uso de ferramentas de design que possibilitaram discussões e trocas entre os membros da equipe. Algumas necessidades foram apontadas em relação à obtenção de feedbacks, testagem e avaliação do produto, que devem ser analisadas e melhoradas para uso em projetos futuros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).