A recepção da morte: quando a vida não tem valor

Autores

Palavras-chave:

Homo sacer. Circuito. Experiência estética.

Resumo

A proposta desse artigo é de analisar a recepção da imagem que mostra o governador Wilson Witzel após o desfecho do sequestro do ônibus sobre a ponte Rio-Niterói, na ocasião, Witzel comemorou o fim do acontecimento. A recepção da imagem foi analisada a partir das considerações de anônimos na cidade de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. A partir das considerações de Giorgio Agamben sobre o homo sacer, a vida que pode ser descartada, o artigo pretende apresentar como algumas vidas podem ser eliminadas sem que isso cause dolo ou responsabilidade. Para isso, a pesquisa apresenta como metodologia a experiência estética para coleta de informações e, posteriormente, essas informações serão analisadas segundo circuito de cultura, desenvolvido por Richard Johnson.

Biografia do Autor

Muriel Emídio Pessoa do Amaral, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Pós-doutorado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp/Bauru), doutorado sanduíche em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro.

Paula Melani Rocha, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1991), graduação em Jornalismo pela Faculdade Casper Líbero (1990), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Tem pós-doutorado em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa, Porto-Portugal. Cursou especialização em Multimeios na Universidade de Harvard - EUA (1996). Atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e da graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG. É editora responsável da Revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo. Coordena os grupos de pesquisa O Conhecimento no Jornalismo e Jornalismo e Gênero, ambos cadastrados no CNPq. Bolsa Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/Extensão(Fundação Araucária).

Downloads

Publicado

2022-10-16

Como Citar

Amaral, M. E. P. do, & Rocha, P. M. (2022). A recepção da morte: quando a vida não tem valor. Conexão - Comunicação E Cultura, 20(39). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/8698