Comunicação organizacional para a sustentabilidade: sentidos de "diálogo" acionados em relatórios GRI-G4
Palavras-chave:
Comunicação organizacional, Produção de sentido, Diálogo, Sustentabilidade, Relatório GRI-G4Resumo
Neste artigo, além de apresentar os sentidos de diálogo presentes em relatórios de sustentabilidade, objetivamos problematizá-los em perspectiva da comunicação organizacional. Acionamos aportes teóricos sobre sustentabilidade em perspectiva complexa (MORIN, 2003; CAPRA, 2006) e sobre a noção de diálogo (BAKHTIN, 1992; BOHM, 2005; BUBER, 2001) e seu potencial de transformação. Usamos dados secundários de análise de relatórios GRI-G4 (OLIVEIRA, 2017) e os comparamos com as publicações de 2019. A orientação metodológica é Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 1995) associada à análise de conteúdo. (BARDIN, 2011). Como principal resultado, temos que o termo diálogo tende a ser esvaziado de sentido e empregado como simples meio, forma de contato e estratégia discursiva para produzir sentidos de participação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).