Movimentos metodológicos para uma pesquisa com sujeitos travestis
Palavras-chave:
metodologia, transmetodologia, sujeito comunicante, pesquisa exploratória, travestiResumo
O artigo propõe uma reflexão sobre as dimensões, categorias de análise e caminhos transmetodológicos para pensar e refletir sobre a cidadania comunicativa de sujeitos travestis em Porto Alegre, RS – Brasil. A partir de pesquisa exploratória foram possíveis encontros e desencontros para problematizar a configuração do sujeito pesquisador, a arquitetura do problema/objeto, o sujeito da pesquisa e o sujeito travesti comunicante. O resultado é uma reflexão crítica sobre pesquisa e sua construção em várias dimensões. Contemplando como horizonte metodológico a transmetodologia e o pensamento crítico, se realiza um diálogo interdisciplinar com autores da comunicação, da sociologia, da economia, da filosofia e da psicologia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).