Perspectivas de gênero na recepção da série Queen of the South a partir de diálogos transmetodológicos
Palavras-chave:
gênero, recepção, séries de televisão, cidadania comunicativa, mulheres latinasResumo
Esse texto traz reflexões, a partir de uma perspectiva transmetodológica, para pensar possíveis diálogos sobre gênero na recepção da série estadunidense Queen of the South. Primeiramente, são trazidas problemáticas para pensar na recepção e na investigação com os sujeitos comunicantes. Depois, é problematizado o conceito de gênero em perspectiva pós-estruturalista para refletir sobre as significações produzidas por cinco mulheres que assistem à série Queen of the South. Por fim, é analisada, também, a interpretação de sujeitas sobre as personagens femininas, a América Latina e a relação da série com a cidadania comunicativa. Entre os resultados da pesquisa, percebe-se a necessidade de valorizar a trajetória de cada sujeita da recepção para compreender, com densidade crítica, sua interpretação, intercambiando metodologias e saberes de diferentes áreas do conhecimento.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).