Revista do Globo: inscrição do contexto histórico e da identidade nacional brasileira em fotografias de moda da década de 1940
Palavras-chave:
moda, cultura, identidade, Revista do GloboResumo
Este artigo visualiza a moda como um fenômeno social que contribui para formar e transformar identidades, ao mesmo tempo que as representa. Ela determina normas e regras que sofrem impactos de alterações econômicas, sociais, políticas, impulsionando, dessa forma, o sistema cíclico, que caracteriza a moda, traduzindo, por meio dos significados inerentes às suas representações, características do tempo no qual ela se evidencia. A partir desse posicionamento, o artigo analisa traços da identidade nacional brasileira, expressos em fotografias de moda publicadas na Revista do Globo, na década de 1940. Essa década foi marcada por transformações culturais, motivadas pela Segunda Guerra Mundial, da qual decorreu um movimento de valorização da nacionalidade brasileira. Tais fotografias, produzidas para divulgar a moda, ao serem analisadas sob preceitos de semiótica, revelam essas transformações e demonstram a tentativa de afirmar a nacionalidade brasileira, cuja identidade está amparada em representações simbólicas que a valorizam.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).