Corpos em desfiles de Ronaldo Fraga: um olhar sobre o Corpo Cru
Palavras-chave:
design de moda, desfiles Ronaldo Fraga, Corpo cruResumo
O presente artigo aborda aspectos relativos à compreensão do corpo no trabalho do designer de moda mineiro Ronaldo Fraga. Conhecido por imprimir às suas criações uma visão crítica da sociedade contemporânea, o designer expande o campo da moda propriamente dito para ancorar na roupa ideias, questões e manifestos sobre pontos polêmicos da atualidade. A partir de uma pesquisa iconográfica concentrada em seus trabalhos, levantamos 12 coleções nas quais o casting, ou a cenografia, se utiliza de corpos atípicos, distantes dos padrões de beleza majoritários que regem as passarelas. A partir dessa seleção, a fim de aprofundar a abordagem do tema, destacamos o desfile Corpo cru, da coleção de inverno do ano de 2002. Este artigo baseia-se nos estudos de Garcia, Castilho, Sant’Anna e Cunha, autores que integram a pesquisa bibliográfica aqui mencionada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).