A composição imagética de The X-Files na Social TV
Palavras-chave:
composição imagética, ficção seriada, Social TV, TwitterResumo
As narrativas ficcionais seriado-contemporâneas são caracterizadas por novos modos de criação e participação. (LACALLE, 2010; JOHNSON, 2012). Neste contexto, a complexificação das tramas estadunidenses abarca não só os elementos narrativos, mas a composição visual. (PUCCI JUNIOR, 2016; JOST, 2016). Jost (2017) pontua que a concepção audiovisual da ficção seriado-contemporânea é composta por um detalhamento da unidade mínima. A partir desse debate, este artigo tem como objetivo refletir sobre as três categorias de detalhes, propostas pelo autor, que foram repercutidas pelos telespectadores interagentes na Social TV. Para isso, analisamos os conteúdos compartilhados no Twitter durante a exibição da décima temporada de The X-Files. Conclui-se que a granulosidade da trama vai além dos aspectos ligados ao desenvolvimento dos arcos narrativos e da construção imagética proposta pelos roteiristas. O recurso estimula a leitura atenta do público, demandando processos interpretativos que não se esgotam em si mesmos.Downloads
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