A composição imagética de The X-Files na Social TV

Autores

Palavras-chave:

composição imagética, ficção seriada, Social TV, Twitter

Resumo

As narrativas ficcionais seriado-contemporâneas são caracterizadas por novos modos de criação e participação. (LACALLE, 2010; JOHNSON, 2012). Neste contexto, a complexificação das tramas estadunidenses abarca não só os elementos narrativos, mas a composição visual. (PUCCI JUNIOR, 2016; JOST, 2016). Jost (2017) pontua que a concepção audiovisual da ficção seriado-contemporânea é composta por um detalhamento da unidade mínima. A partir desse debate, este artigo tem como objetivo refletir sobre as três categorias de detalhes, propostas pelo autor, que foram repercutidas pelos telespectadores interagentes na Social TV. Para isso, analisamos os conteúdos compartilhados no Twitter durante a exibição da décima temporada de The X-Files. Conclui-se que a granulosidade da trama vai além dos aspectos ligados ao desenvolvimento dos arcos narrativos e da construção imagética proposta pelos roteiristas. O recurso estimula a leitura atenta do público, demandando processos interpretativos que não se esgotam em si mesmos.

Biografia do Autor

Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Redes, Ambientes Imersivos e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva da Universidade Federal do Amapá.Vice coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual. Pesquisadora da Rede Obitel (Equipe UFJF) e da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec).

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com estágios nas Universidades Autônoma de Barcelona, Dublin Trinity College e Algarve. Pós doutora pela Universidade do Algarve em Portugal. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisadora da rede Obitel Brasil/UFJF e coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual.

A composição imagética de The X-Files na social TV

Revisão de texto e revisão técnica: Dra. Clarice Greco (USP/UNIP )

Downloads

Publicado

2019-04-16

Como Citar

Sigiliano, D., & Borges, G. (2019). A composição imagética de The X-Files na Social TV. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(34). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5987

Edição

Seção

Artigos