O imaginário ou a comunicação entre corpo e linguagem: problematização do fenômeno da incorporação no Brasil

Autores

  • Florence Dravet Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Comunicação, Imaginário, Corpo, Umbanda.

Resumo

O presente trabalho visa a explorar a noção de incorporação como fenômeno mediúnico brasileiro, relacionando-a com as concepções acadêmico-clássicas de transe, êxtase e possessão, especificando-a e identificando suas particularidades. Após uma revisão conceitual, partimos para a observação do fenômeno brasileiro in loco, em uma observação etnográfica que permite identificar a incorporação mediúnica como um processo de alteridade/identidade. Partindo da hipótese segundo a qual o imaginário seria responsável pela mediação entre a sensação física e a linguagem, colocamos as bases para um pensamento-corpo e concluímos, ainda que provisoriamente, que o imaginário pode ser objeto da terceiraciência, essa que poderia dar conta do terceiro incluído entre corpo e mente, entre corpo e espírito; a responsável pela relação com a alteridade em nós e fora de nós: a comunicação.

Biografia do Autor

Florence Dravet, Universidade Católica de Brasília

Professora do Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília, com Doutorado na Universidade de Paris III (2006)  e pós-doutorado na Universidade de Brasília (2012).

 

Revisor de texto: Debora Carvalho Alves de Oliveira

Revisor ABNT: Debora Carvalho Alves de Oliveira

 

 

Downloads

Publicado

2017-03-12

Como Citar

Dravet, F. (2017). O imaginário ou a comunicação entre corpo e linguagem: problematização do fenômeno da incorporação no Brasil. Conexão - Comunicação E Cultura, 15(30). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4426

Edição

Seção

Artigos