Memória e pós-modernidade: da musealização ao passado como mercadoria
Palavras-chave:
pós-modernidade, cultura, tempo, passadoResumo
Entre as desconstruções formuladas pelos teóricos da pós-modernidade, a reflexão sobre os novos significados da Memória tem gerado leituras até certo ponto inquietantes, nos desdobramentos de uma nova sensibilidade em relação ao Tempo. Tanto a memória coletiva – materializada nos acervos institucionais – como a memória pessoal, foram profundamente afetadas pelos meios eletrônicos como a fotografia, o cinema, a televisão e, mais recentemente, pela informática. Todos funcionam como novos suportes de memória que, se por um lado, fragilizam a memória individual, por outro significam novas relações com os suportes tradicionais de acervo das memórias, no museu, no arquivo e na biblioteca. O presente artigo propõe uma revisão bibliográfica entre os teóricos que têm se dedicado a analisar o momento contemporâneo, para com eles buscar compreender a inquietante relação contemporânea com o presente e o futuro, mas, em especial, com o passado e, em relação a ele, o papel da memória.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).