Semiótica e contexto
Palavras-chave:
semiótica, contexto, teorias da comunicaçãoResumo
A semiótica peirceana pode ser abordada dentro da disciplina de Teoria da Comunicação, como um subsídio teórico que permite uma análise fundamentada dos diversos produtos comunicacionais. Mas as relações entre essa linha semiótica e as teorias da comunicação parecem ir além. O objetivo deste artigo é mostrar que embora Peirce tenha construído uma teoria de caráter geral, aplicável às mais variadas situações da natureza e da cultura, e não uma teoria que tivesse como objeto de estudo o século XIX e suas transformações, o contexto em que o autor se inseria revela-se em sua produção. Ao longo do texto salientamos, também, a emergência de uma crescente consciência semiótica nos oitocentos e apontamos para as raízes da semiótica na concepção de método científico do autor.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).