#SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna

Autori

Parole chiave:

Revista Donna, Diversidade Feminina, Reconhecimento, Representação feminina, Feminismo

Abstract

O estudo analisa o reposicionamento da revista Donna, publicação que circula com o jornal Zero Hora (Grupo RBS). Tem como objeto empírico de análise cinco anúncios impressos, a peça audiovisual “Já conhece a Cecília?” e a edição em que a mudança é implementada (13/5/17). A análise tem como objetivo averiguar como os textos presentes nas peças acionam a construção de uma imagem da publicação que está associada ao reconhecimento da diversidade das identidades femininas. Observa-se que os discursos acionados evidenciam o esforço de Donna em ser reconhecida como uma revista contemporânea a seu tempo, utilizando-se de temáticas próximas ao feminismo, buscando representar identidades femininas plurais, periféricas e recorrentemente invisibilizadas pelas publicações. Evidencia-se um ethos de militância e ativismo social. Porém, percebe-se esvaziamento e falta de complexidade nos assuntos tratados, bem como um viés mercadológico, individualista, restrito e elitista do reconhecimento da diversidade, o que aproxima a publicação de um “feminismo de mercado”.

Biografie autore

Caroline Roveda Pilger, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRGS e bolsista Capes. Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale e jornalista. E-mail: carolpilger@gmail.com.


Revisor de texto/ABNT: Riciel Peruchi de Mello.

Ana Cláudia Gruszynski, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO.

Doutora em Comunicação. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório de Edição, Cultura & Design (LEAD).

Pubblicato

2020-02-29

Come citare

Pilger, C. R., & Gruszynski, A. C. (2020). #SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna. Conexão - Comunicação E Cultura, 18(35). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7484

Fascicolo

Sezione

Artigos