Defensoría del Público de Servicios de Comunicación Audiovisual da Argentina: perspectiva de gênero na política de comunicação

Autori

Parole chiave:

Direito à Comunicação, Gênero, Defensoría Del Público, Argentina

Abstract

O artigo tem como objetivo discorrer sobre a perspectiva de gênero enquanto direito humano em uma política de comunicação, a partir da análise das ações desenvolvidas pela Defensoría del Público de Servicios de Comunicación Audiovisual (DPSCA) da Argentina, criada em 2012, como um desdobramento da aplicação da Ley Federal n. 26.522 de Servicios de Comunicación Audiovisual (LFSCA), sancionada em 2009. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo método utilizado foi a análise documental, que apontou como algumas ações, desenvolvidas pela Defensoría del Público, atuam no combate da reprodução de discursos discriminatórios e lesivos às mulheres, nos serviços de comunicação audiovisual argentinos.

Biografie autore

Rose Dayanne Santana Nogueira, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Comunicação e Sociedade (UnB). Mestra em Comunicação e Sociedade (UFT). Especialista em Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos (UFT). Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo (ULBRA). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino – OPAJE (UFT). Servidora da Defensoria Pública do Estado do Tocantins.

Revisora ABNT: Thaís Gabrielly Fernandes Sousa
Revisora de Texto: Luciana Carla da Hora Duailibe

Cynthia Mara Miranda, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciências Sociais (UnB). Docente do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino – OPAJE (UFT). Brasil.

Pubblicato

2020-02-29

Come citare

Santana Nogueira, R. D., & Miranda, C. M. (2020). Defensoría del Público de Servicios de Comunicación Audiovisual da Argentina: perspectiva de gênero na política de comunicação. Conexão - Comunicação E Cultura, 18(35). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7064

Fascicolo

Sezione

Artigos