Instrumentos normatizadores da prática fotojornalística: balizas da ética profissional?
Parole chiave:
Manuais de Redação, Fotografia, Fotojornalismo, Manipulação de Imagens, DeontologiaAbstract
O artigo investiga aspectos do impacto das técnicas digitais de edição e manipulação sobre o campo da fotografia documental-jornalística, em sua etapa de pós-produção. Buscou-se problematizar e discutir de que forma estão sendo delimitadas fronteiras entre o que caracterizaria uma alteração da realidade por manipulação de conteúdo, em contraposição a um ajuste técnico da imagem à realidade percebida pelo operador. Procurou-se verificar se os chamados Manuais de Redação Jornalística apresentam normas relativas à prática fotojornalística, que orientem os profissionais em relação aos limites da edição, no que diz respeito à manipulação fotográfica digital na pós-produção. Por hipótese, os manuais de redação configuram possíveis espaços de normatização, padronização de procedimentos e consolidação de parâmetros deontológicos, dada a proximidade de tais instrumentos com a vida profissional dos fotojornalistas. Os dados obtidos levam à conclusão de que grande parte das normas identificadas e analisadas se limita a observações genéricas e ambíguas, não definindo de maneira clara e inequívoca a linha que separa o ajuste técnico da manipulação de conteúdo. Ainda assim, algumas regras preconizadas nos Manuais de Redação podem levar à identificação de eventuais regularidades que funcionariam como parâmetros éticos, em relação à pós-produção digital de imagens fotográficas.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).