Relações Públicas & laboratório de gestão: aproximações educacionais

Autori

  • Ana Cristina da Costa Piletti Grohs Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo - ECA/USP
  • Antonio Carlos Aidar Sauaia Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/ Universidade de São Paulo - FEA/USP

Parole chiave:

Laboratório de Gestão, Relações Públicas, Formação teórico-empírica.

Abstract

Lacunas importantes na formação de estudantes de Relações Públicas para o mercado, para a pesquisa e para a docência foram identificadas em um estudo bibliográfico. Além disso, levantamentos coordenados por Ferrari (2017) constataram a necessidade da renovação das metodologias e práticas pedagógicas nestes cursos. Com o objetivo de verificar o potencial educacional da metodologia Laboratório de Gestão (SAUAIA, 2008, 2010, 2013) para professores e estudantes de Relações Públicas, conduziu-se em 2015 esta pesquisa-ação. Os resultados mostraram o potencial da metodologia para promover a aprendizagem vivencial entre pessoas de diferentes formações e níveis de conhecimento. Concluiu-se que, a exemplo do Laboratório de Gestão, o uso combinado de simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada pode contribuir amplamente para a formação gerencial teórico-empírica dos estudantes de Relações Públicas, assim como constituir uma metodologia educacional singular que apoia e desafia os professores do curso em contínua aprendizagem.

Biografie autore

Ana Cristina da Costa Piletti Grohs, Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo - ECA/USP

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo - ECA/USP

Antonio Carlos Aidar Sauaia, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/ Universidade de São Paulo - FEA/USP

Livre-docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/ Universidade de São Paulo - FEA/USP

Pubblicato

2018-04-18

Come citare

Grohs, A. C. da C. P., & Sauaia, A. C. A. (2018). Relações Públicas & laboratório de gestão: aproximações educacionais. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(32). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5244

Fascicolo

Sezione

Artigos