Manifestações no dia 15 de março: uma análise em Veja e CartaCapital

Autori

  • Rejane de Oliveira Pozobon Universidade Federal de Santa Maria
  • Carolina Siqueira De David Universidade Federal de Santa Maria

Parole chiave:

Enquadramentos. Manifestações 15 de março. Revista Veja. Revista CartaCapital

Abstract

Este artigo analisa os enquadramentos propostos pelas revistas Veja e CartaCapital acerca das manifestações que ocorreram no Brasil, no dia 15 de março de 2015. O conceito norteador desta pesquisa foi o enquadramento (GAMSON; MODIGLIANI, 1989; GOFFMAN, 1986; ENTMAN, 1993), visto que o mesmo tem uma perspectiva tanto teórica como metodológica. Outro conceito utilizado para nos ajudar a compreender o fenômeno foi de campos sociais com base em Rodrigues (1990, 1999) e Bourdieu (2012). Ao final, podemos observar que ambas as revistas trazem enquadramentos similares no momento em que focalizam a fragilidade do governo Dilma, por exemplo. Porém, ao longo da análise, podemos ver que CartaCapital traz uma abordagem mais contextual e problematizada para pensar as manifestações.

Biografie autore

Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências da Comunicação. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Política UFSM/CNPq.

Carolina Siqueira De David, Universidade Federal de Santa Maria

Jornalista. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do grupo de Pesquisa Comunicação e Política UFSM/CNPq.

Pubblicato

2017-03-12

Come citare

Pozobon, R. de O., & De David, C. S. (2017). Manifestações no dia 15 de março: uma análise em Veja e CartaCapital. Conexão - Comunicação E Cultura, 15(30). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4588

Fascicolo

Sezione

Artigos