Matrizes Identitárias em Social Network Games

Autori

  • Rebeca Recuero Rebs UCPel
  • Carlos Leonardo Coelho Recuero UCPel

Parole chiave:

social network games, games, netnografia, identidade virtual, redes sociais online

Abstract

Este trabalho busca entender as motivações iniciais da configuração da identidade do jogador nos seus Social Network Games (SNGs). Para isso, discutiram-se os conceitos de identidade e como se dá a sua elaboração no mundo virtual e nos SNGs. Como metodologia, desenvolveu-se uma netnografia nos SNGs FarmVille 2 e SongPop. Os resultados apontam à existência de intenções iniciais – visualizadas através de Lugares de Apropriação – capazes de configurar “matrizes identitárias” (competitiva, representativa, valorativa e aleatória). Por meio delas, a identidade virtual desses jogadores vai sendo moldada, representada e, até mesmo, modificada ao longo da experiência com o jogo e com os demais participantes do processo, podendo demonstrar como o sujeito da atualidade é construído no uso dessas tecnologias.

Biografie autore

Rebeca Recuero Rebs, UCPel

Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos; Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos;
Graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela UCPel;
Realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas.

Nome do revisor técnico – ABNT: Carlos Recuero 
Nome do revisor ortográfico do trabalho: Carlos Recuero

Carlos Leonardo Coelho Recuero, UCPel

Doutor em Letras com enfase em Linguística Aplicada na Universidade Católica de Pelotas;
Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Católica de Pelotas;
Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas;
 Graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas;
Especialista em Administração Publica e Privada pela Fundação Getulio Vargas.
 Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Católica de Pelotas e pesquisador em Comunicação Visual e social. 

Pubblicato

2017-03-12

Come citare

Rebs, R. R., & Recuero, C. L. C. (2017). Matrizes Identitárias em Social Network Games. Conexão - Comunicação E Cultura, 15(30). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4219

Fascicolo

Sezione

Artigos