Da evolução à co-evolução solidária na terra-pátria: comunicação, reeducação e devir
Parole chiave:
co-evolução, racionalidade, consciência, ecologia da ação, crescimento populacionalAbstract
O artigo, tendo como pedra-de-toque o problema do crescimento populacional, discute o conceito de co-evolução na Terra-Pátria a partir das idéias de Morin e articula o desenvolvimento dessa noção com uma abordagem neodarwinista da evolução humana. Argumenta a importância de uma ecologia da ação, baseada na comunicação e na (re)educação como uma das possibilidades do homem para superar uma nova crise da racionalidade. Parte da idéia de que informação não é conhecimento e argumenta que mesmo o conhecimento não leva, naturalmente, a ações conseqüentes, sendo necessário o desenvolvimento de diferentes níveis de consciência para que o homem possa conduzir seu processo evolucionário. Autoconhecimento e autoconsciência, associados a processos de comunicação na formação de um corpo coletivo comprometido com a co-evolução, parecem ser os desafios do homem deste milênio.
Downloads
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).