A emergência de gêneros no cinema brasileiro: do primeiro cinema às chanchadas e pornochanchadas
Parole chiave:
instituição cinematográfica, gêneros, filmes brasileirosAbstract
A noção de gênero é uma das mais importantes da doxa da história e da teoria do cinema. O objetivo deste artigo é examinar a emergência de gêneros no cinema produzido no Brasil, desde os primeiros filmes até a chanchada e a pornochanchada. Em primeiro lugar, enfatizando uma perspectiva institucional. Em segundo, considerando a noção genérica como um pacto entre os sistemas de produção e difusão de filmes e os espectadores. E, finalmente, analisando tanto as marcas reveladoras dos elementos que regulam a formação do próprio discurso cinematográfico no País, quanto as formas que atravessam a identidade daquilo que, institucionalmente, se constitui em cinema brasileiro.
Downloads
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).