José Mojica Marins e o grotesco cristão em Finis Hominis
Parole chiave:
Finis Hominis. José Mojica Marins. Grotesco cristão. Moral cristã.Abstract
Este texto tem como objetivo abordar as aparições do personagem Finis Hominis nos filmes Finis Hominis (1971) e Quando os Deuses Adormecem (1972), do diretor José Mojica Marins. Defendemos aqui esses filmes, que contam as aventuras de um profeta, espécie de Jesus Cristo dos anos 1970, como obras ligadas à tradição do “grotesco cristão”, estabelecida na Alta Idade Média. Como base teórica, utilizamos a noção de “grotesco” a partir de Bakhtin (1987) e de “grotesco cristão” segundo Minois (2003). Nossa hipótese é que tais filmes se utilizam da estética e narrativa grotesca para tecer críticas à sua época ao mesmo tempo em que passam lições de moral ao espectador. As conclusões deste texto versam sobre o modo através do qual Mojica utiliza seus personagens e situações para propor críticas à moral repressora de sua época. Ao mesmo tempo que zomba dos discursos dominantes e das instituições que comandavam o país, o filme rememora um certo satirismo muito comum da Alta Idade Média, o grotesco cristão.
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