Cultura audiovisual de estudantes: uma leitura do Brasil meridional

Autori

Parole chiave:

Audiovisual. Mídias. Comunicação. Geração Digital. Educaçāo Digital.

Abstract

Analisa-se o consumo de materiais audiovisuais por estudantes do ensino médio da Região do Paranhana, Rio Grande do Sul. Busca-se compreender os fatores que influenciam os estudantes a consumirem materiais audiovisuais nas redes sociais digitais. A partir das respostas de 226 estudantes, oriundos de sete escolas da região, foi realizada a análise dos elementos que influenciam o consumo de audiovisuais. Os resultados mostraram que as redes sociais digitais, relacionadas à imagem e vídeo detêm maior número de usuários, como por exemplo Instagram e Facebook, além de sites de compartilhamento de vídeo como Youtube. Evidenciou-se a importância do conteúdo, que sendo relevante, estimula os estudantes a assistirem materiais audiovisuais.

Biografie autore

Valmir Mateus Portal, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PPGDR - FACCAT

Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Professor dos Cursos de Comunicação Social e Design da FACCAT. Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8873213053688659, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6612-1038, e e-mail: mateusportal@faccat.br.

Daniel Luciano Gevehr

Pós-doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), Rio Grande do Sul, Brasil. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0120499154280445, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1815-4457, e e-mail: danielgevehr@faccat.br.

Pubblicato

2023-04-25

Come citare

Portal, V. M., & Gevehr, D. L. (2023). Cultura audiovisual de estudantes: uma leitura do Brasil meridional. Conexão - Comunicação E Cultura, 21(42). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/10080