Gamificação e avaliações on-line: uma análise sobre o comportamento de usuários do Google Maps
Parole chiave:
Avaliações on-line. Gamificação. Midiatização. Reviews. Google Maps.Abstract
Este estudo, de caráter exploratório, se propõe a investigar como a gamificação influencia na realização de as avaliações on-line, feitas no Google Maps, como fator que impulsiona a utilização da plataforma e fomenta a prática de realizar avaliações on-line, comportamento que vem sendo cada vez mais praticado em ambientes digitais na sociedade midiatizada. Este trabalho tem como objetivo geral entender a influência das avaliações online no comportamento humano, compreendendo a contribuição que causam na formação de opinião e decisões dos usuários do Google Maps, beneficiando ou prejudicando a percepção sobre determinados locais. E, também, como objetivos específicos, explorar abordagens teóricas produzidas sobre as avaliações online, e verificar de que forma a gamificação impulsiona os usuários do Google Maps a utilizarem as avaliações online como fator decisivo nas tomadas de decisão e construção de senso crítico. Inicialmente, são apresentadas diferentes visões sobre o entendimento de gamificação e o seu processo. Após, apresenta-se a metodologia utilizada para a extração dos dados: um script em linguagem Python para realizar a raspagem de dados, e então, a seleção de participantes para a realização de entrevistas semiestruturadas. Em sequência, apresenta-se resultados que demonstram o processo de gamificação como fator determinante para o estímulo e o engajamento dos usuários em realizar novas avaliações, expondo crescentemente as suas opiniões no ambiente digital, criando o hábito de realizar avalições on-line e aumentando a frequência de utilização da plataforma.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).