O risível em cheque na charge sob a perspectiva da semiótica peirciana
Mots-clés :
Charge. Riso. Semiótica peirciana.Résumé
O propósito deste artigo é explorar os efeitos provocados por charges que subvertem sua natureza sígnica ao amenizar o efeito choque. A concepção do riso de Bergson e o poder dessacralizante e paródico da charge, segundo Bakthin, compõem a fundamentação teórica e permeiam as análises que se valem de teorias peircianas, principalmente a teoria dos interpretantes, as categorias fenomenológicas e a relação entre estética, ética e semiótica ou lógica. Consideramos que as charges analisadas, que provocam efeitos emocionais em detrimento do riso, contribuem para a aquisição de hábitos de sentimento e, gradativamente, podem construir um pensamento crítico.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).