Os sete saberes de Edgar Morin são necessários também à comunicação
Palavras-chave:
Educomunicação, Mídia, Edgar Morin, Formação de jornalistas, RacismoResumo
As escolas brasileiras nas áreas de Comunicação e Educação enfrentam desafios semelhantes quanto à qualidade da formação acadêmica, humana e ética de futuros profissionais jornalistas, editores e professores. Considerando esse cenário, propõem-se um ensaio bibliográfico aproximando Os sete saberes necessários à educação do futuro, (MORIN, 1999), das contribuições possíveis à Comunicação, em especial ao jornalismo. O afastamento do jornalista William Waack, da Rede Globo, em 2017, após episódio considerado racista, fortalece as discussões sobre a formação dos jornalistas. Nesse sentido, reflexões do filósofo e sociólogo na obra supracitada, inicialmente para contribuir com a formação de profissionais da educação, ganham, aos poucos, relevância em outras áreas. A partir de eixos norteadores para se repensar a educação do século XXI, reconhece-se, neste artigo, Os sete saberes de que fala Morin como necessários também aos profissionais que lidam com conhecimento, ética, respeito à diversidade, o futuro do Planeta e cidadania.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).