Imprensa e campo educacional: enunciadores e contrato de leitura do jornal A Razão na década de 1960
Mots-clés :
Imprensa Brasileira, Campo dos Media, Dispositivos de Enunciação, Contrato de LeituraRésumé
O objetivo deste estudo é evidenciar os enunciadores do jornal A Razão e o contrato de leitura que esse dispositivo estabeleceu com o campo educacional na cidade de Santa Maria, RS, Brasil, na década de 1960. Traçamos uma breve historiografia sobre a imprensa brasileira no período compreendido entre a primeira metade do século XX até a década de 1970, a fim de compreender como se estruturou o campo dos media nesse período, bem como compreender como esse se articulava com os demais campos, principalmente o educacional. Como referenciais teóricos para a análise, foram utilizados os conceitos de dispositivo de enunciação e contrato de leitura de Verón (2004). O corpus da pesquisa foi composto por notícias publicadas no jornal A Razão, no ano de 1968, e uma coluna criada nesse mesmo ano chamada Universidade e Ensino.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).