Do animal imoral à total invisibilidade: a representação da mulher negra nas artes visuais e na literatura brasileiras

Auteurs-es

  • Gabriela Valer Picancio Universidade de Caxias do Sul
  • Rafael José dos Santos
  • Silvana Boone Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mots-clés :

cultura, arte, literatura, gênero, mulher negra, representação,

Résumé

Este artigo aborda duas diferentes perspectivas da presença da mulher negra nas artes brasileiras: como agente criadora de imagens e textos; e como figura passiva, representada de modo estereotipado. Por meio da reunião de obras literárias e artístico-visuais, produzidas entre os séculos XVI e XXI, na qual encontramos a mulher negra representada, podemos realizar uma leitura das modificações sócio-históricas ocorridas no País em relação a questões de gênero e étnico-raciais, principalmente no que diz respeito ao espaço destinado à autorrepresentação e ao lugar de fala. O pouco conhecimento sobre a existência de mulheres negras como criadoras de arte confirma a abstenção dos meios responsáveis pela pesquisa e difusão de conhecimento das áreas correspondentes, independentemente do caráter da ação, seja o silêncio intencional ou indiferente.

Bibliographies de l'auteur-e

Gabriela Valer Picancio, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Artes Visuais (UCS), com extensão universitária na Universidad Autónoma de Madrid, aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (UCS) e bolsista PROSUP/CAPES.

Revisor de texto/ABNT

Revisão ortográfica e revisão técnica: Leticia Lima

Rafael José dos Santos

Cientista Social (UNICAMP). Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP). Antropólogo.

Silvana Boone, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Artes Visuais: história, teoria e crítica (IA-UFRGS). Docente na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Téléchargements

Publié-e

2020-02-29

Comment citer

Picancio, G. V., dos Santos, R. J., & Boone, S. (2020). Do animal imoral à total invisibilidade: a representação da mulher negra nas artes visuais e na literatura brasileiras. Conexão - Comunicação E Cultura, 18(35). Consulté à l’adresse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6802

Numéro

Rubrique

Artigos