A centralidade dos gêneros musicais nos estudos sobre consumo de música

Auteurs-es

  • Márcio Leonardo Monteiro Costa Universidade Federal do Maranhão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mots-clés :

consumo, gêneros musicais, sonoridade, performance

Résumé

Este artigo propõe uma reflexão sobre como a classificação por gêneros pode constituir uma chave metodológica para a compreensão do consumo musical. Com esse intuito, torna-se fundamental que a categorização não leve em conta apenas elementos internos, relacionados à sonoridade, mas que observe, necessariamente, uma dimensão externa, da performance. Argumenta-se – com base na compreensão de que o gênero estabelece uma estratégia de interação entre a instância da produção e os consumidores – que a articulação entre essas duas dimensões é central para o estudo da cadeia produtiva da música a partir de um viés comunicativo. A parte final do trabalho apresenta um caso concreto de pesquisa, com destaque às ferramentas de coleta de dados utilizadas.

Biographie de l'auteur-e

Márcio Leonardo Monteiro Costa, Universidade Federal do Maranhão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós-doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) . Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Revisora de texto/ABNT: Letícia Conceição Martins Cardoso

Téléchargements

Publié-e

2019-03-06

Comment citer

Monteiro Costa, M. L. (2019). A centralidade dos gêneros musicais nos estudos sobre consumo de música. Conexão - Comunicação E Cultura, 17. Consulté à l’adresse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6557

Numéro

Rubrique

Conexão - Especial