A centralidade dos gêneros musicais nos estudos sobre consumo de música
Mots-clés :
consumo, gêneros musicais, sonoridade, performanceRésumé
Este artigo propõe uma reflexão sobre como a classificação por gêneros pode constituir uma chave metodológica para a compreensão do consumo musical. Com esse intuito, torna-se fundamental que a categorização não leve em conta apenas elementos internos, relacionados à sonoridade, mas que observe, necessariamente, uma dimensão externa, da performance. Argumenta-se – com base na compreensão de que o gênero estabelece uma estratégia de interação entre a instância da produção e os consumidores – que a articulação entre essas duas dimensões é central para o estudo da cadeia produtiva da música a partir de um viés comunicativo. A parte final do trabalho apresenta um caso concreto de pesquisa, com destaque às ferramentas de coleta de dados utilizadas.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).