Empirismo e cientificidade na área acadêmica de comunicação

Auteurs-es

  • Francisco Rüdiger PUC/RS - UFRGS

Mots-clés :

Epistemologia nos estudos de comunicação, crítica, Charles Berger

Résumé

Amparando-se na análise das teses de Charles Berger, o artigo expõe e discute o modo como, em reação à caracterização interdisciplinar dos trabalhos feitos na área acadêmica de comunicação, surgiu nela um discurso de cunho disciplinar marcado pelo empirismo de acento positivista. O argumento defendido no texto é o de que, legítimo desde o ponto de vista deste marco epistemológico, a ideia todavia não autoriza que se fale da comunicação como ciência autônoma, muito menos casa bem com os estudos de mídia que, pelo menos entre nós, brasileiros, definem a maior parte dos trabalhos feitos no referido campo.

Biographie de l'auteur-e

Francisco Rüdiger, PUC/RS - UFRGS

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1995). Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), também leciona no Departamento de Filosofia e nos Cursos de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (neste caso, desde 1990).

Currículo Lattes

 


Revisão de texto/ABNT: Otávio Daros

 

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Publié-e

2018-08-17

Comment citer

Rüdiger, F. (2018). Empirismo e cientificidade na área acadêmica de comunicação. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(33). Consulté à l’adresse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5980

Numéro

Rubrique

Artigos