Ressignificação imagética: a narrativa da “muçulmana insensível” no atentado em Westminster
Mots-clés :
Atentados, Circulação, Fotografia, Islamofobia, Midiatização,Résumé
Este artigo tem por objetivo discutir a circulação das imagens a partir de três instâncias de tensão entre: 1) o olhar do fotógrafo envolvendo questões técnicas e jornalísticas; 2) a visão do retratado; e 3) a opinião dos consumidores de imagens. Tais instâncias são acionadas em nosso objeto empírico: as interações produzidas pela fotografia da cena do atentado terrorista em Westminster, ocorrido em março de 2017. Nesse sentido, examinamos, também, imagens derivadas, bem como a circulação dessas na imprensa e a respectiva repercussão nas redes sociais, observando o uso do objeto para legitimar discursos islamofóbicos. Para tal, articulamos teorias da imagem por autores como Sontag (2004), Rouillé (2009), Flusser (2011) e Barthes (2015), entre outros, em conjunto com pesquisadores que versam sobre midiatização e circulação.
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