Comunicação ambiental e conflitos na circulação de sentidos sobre a crise hídrica de São Paulo espaço virtual
Mots-clés :
Comunicação ambiental, conflitos, crise hídrica, espaço virtual.Résumé
A crise da água no estado de São Paulo teve seu auge em 2014 e gerou debates nos espaços midiáticos. No ambiente virtual, observou-se a criação, em setembro de 2013, da comunidade no Facebook A Crise da Água em São Paulo, que surge tendo como característica a crítica ao tratamento dado a esse acontecimento por diferentes atores sociais. O objetivo deste artigo é investigar os conflitos comunicacionais decorrentes das interações midiatizadas no ambiente do Facebook e mediadas por uma questão ambiental: a crise hídrica paulista, a fim de verificar agendamentos, reverberação e posicionamentos dos membros na abordagem do problema. O método é quanti-qualitativo, baseado na pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de documentos de mídia (postagens da comunidade A Crise da Água em São Paulo no Facebook) ocorreu entre 10 de setembro de 2014 e 28 de fevereiro de 2015, quando se contabilizou que dos 626 posts do período 103 (ou 8%) deles geraram algum tipo de conflito comunicacional. Esses posts constituíram o corpus da pesquisa. A partir dos dados coletados, elegeram-se como categorias de análise dos conflitos nas interações da comunidade: a) agendamentos; b) reverberação; c) mapeamento e posicionamentos. O tratamento de dados deu-se por meio da análise textual.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).