Design Audiovisual: a interseção dos estudos de audiência com a Interação Humano-Computador
Mots-clés :
IHC, Estudos de Audiência, Produção audiovisual, Modelos de comunicaçãoRésumé
Este ensaio apresenta as bases teóricas e um modelo de aplicação do Design Audiovisual, um processo metodológico-analítico desenvolvido a partir da interseção entre teorias de Interação Humano-Computador e Estudos de Audiência. Novas ações de interação, compartilhamento e difusão de conteúdos modificaram a fruição audiovisual. Mudanças no fluxo de informação fazem necessária uma metodologia capaz de prever e projetar produtos audiovisuais interativos, bem como facilitar a análise e abordagens equitativas de produtos concluídos. O artigo propõe a forma gráfica de um fluxo de trabalho e um exemplo de aplicação, resultados do primeiro ano de investigações conduzidas pelo Grupo de Estudos em Design Audiovisual, UFPB.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).