Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais
Mots-clés :
Cultura, Identidade, Simulacros, Discursos empresariaisRésumé
A investigação visa a compreender como as manifestações da cultura e da identidade são contempladas em documentos midiáticos de instituições financeiras. O marco teórico apresenta conceitos sobre cultura, cultura organizacional, comunicação, identidade e está fundamentado nos postulados da análise do discurso de Maingueneau (1997) e de Charaudeau (2008a). A pesquisa é de natureza aplicada, exploratória e descritiva, com procedimentos técnicos bibliográficos e documentais, mediante estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa. Os corpora correspondem a discursos de dois conglomerados financeiros: Citibank S.A. e Itaú Unibanco S.A. A cenografia enunciativa auxilia na percepção do ethos discursivo, como apresentação de si, do qual emanam aspectos da cultura organizacional e da identidade corporativa.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).