Identificação, totemismo e o silêncio das massas na efígie de Guy Fawkes.
Mots-clés :
Guy Fawkes, Ciberativismo, Psicologia das massas, Simulacro, Totem.Résumé
Nos últimos anos, fomos cúmplices, espectadores ou comentadores dos movimentos sociais que eclodiram pelo mundo – Primavera Árabe, os protestos contra a Copa no Brasil e o #OccupyWallStreet, para citar alguns. Seja por reivindicações políticas ou sociais, muitos desses movimentos tiveram início através das redes sociais, alguns tendo o grupo ciberativista Anonymous como porta-voz da busca por igualdade e liberdade de expressão, especialmente se tratando de informações sigilosas governamentais. Dentro de várias efígies utilizadas como avatares, um símbolo se destacou em todos os movimentos como a verdadeira face da juventude rebelde atual: a máscara de Guy Fawkes. Auxiliados por Sigmund Freud e suas ideias acerca do totemismo e da psicologia de grupo de Gustave LeBon, e as “massas silenciosas” de Baudrillard, neste artigo exploraremos o porquê do termo verdadeira estar grafado em itálico, num sinal de sarcasmo. O que do personagem Guy Fawkes foi reprimido – ou recalcado - em prol de sua atividade social?
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).