Jornalismo como ferramenta de marketing: percepção dos receptores da comunicação em uma instituição de ensino superior (IES)
Mots-clés :
marketing e comunicação, jornalismo, instituição de Ensino SuperiorRésumé
O estudo realizado teve como objetivo analisar a importância do jornalismo como ferramenta de marketing e a sua utilização no Centro Universitário Univates. Por meio de pesquisa descritiva com uma amostra não probabilística de 124 alunos de graduação da própria instituição, selecionados por conveniência, constatou-se a importância da disseminação das informações. Foram analisadas as três publicações desenvolvidas pelo Setor de Marketing e Comunicação. Entre essas publicações, percebeu-se que o jornal da Univates, destinado aos diversos públicos da IES, é o mais conhecido e lido pelos respondentes. A distribuição foi apontada como o aspecto que deve ser aprimorado para estimular a leitura dos jornais produzidos. O Setor de Marketing e Comunicação, responsável pela confecção dos jornais, atende às orientações de comunicação integrada, interagindo entre diversas áreas dessa ciência. O jornalismo é utilizado como forma de divulgação das atividades, e os jornais são produzidos para propagar ações. No entanto, a atividade de assessoria de imprensa não tem uma função estratégica de marketing clara e planejada.
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