Abordagem da pobreza menstrual pela publicidade:
a campanha #meninaajudamenina da Always no Instagram
DOI :
https://doi.org/10.18226/21782687.V22.N01.10Mots-clés :
Pobreza menstrual, Pessoas que menstruam, Publicidade, Gênero, SexualidadeRésumé
O objetivo é verificar a contribuição da publicidade e quais seus limites para a pauta da pobreza menstrual a retratar as pessoas que menstruam, através das comunicações da marca Always em campanha #MeninaAjudaMenina no Instagram. A perspectiva dos estudos de gênero e da sexualidade entrecruzados com as perspectivas da interseccionalidade e da injustiça de gênero são referenciais ao abordar as pessoas que menstruam e a pobreza menstrual no Brasil. Parte-se do papel social da publicidade ao mediar culturalmente as representações de pessoas que menstruam. As comunicações da marca são tratadas pela análise de conteúdo, ao serem analisadas 41 postagens do Instagram da marca e seu site institucional. A campanha apresenta caráter informativo acerca da pobreza menstrual, embora sejam identificadas limitações em relação à representatividade de pessoas que fogem da cisheteronormatividade, bem como outras situações que tangem à vulnerabilidade social.
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