O trabalho intelectual e os jogos criativos na perspectiva de Vilém Flusser
Mots-clés :
Jogos. Meios de produção. Processo criativo. Trabalho intelectual.Résumé
Este artigo se propõe a discutir a aplicação do jogo, em sua lógica e linguagem, no ambiente de trabalho pautado por atividades de cunho intelectual. A discussão se fundamentada na perspectiva ontológica do tema apresentada por Vilém Flusser. O objetivo é analisar a potência dos jogos tanto para manter as estruturas simbólicas hegemônicas, quanto para criar novos sentidos e modelos que possibilitem uma produção intelectual mais significativa e responsável. Ao articular os conceitos de Flusser, busca-se mostrar como a estrutura do jogo e a lógica dos meios de produção podem resultar em comportamentos mecânicos, mas também como o aspecto lúdico contribui para o processo criativo, na medida em que ele interrompe a tendência à automatização dos processos cotidianos.
Identificador Digital Object Identifier:1018226/21782687.V19.N37.09
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).