Documentos que comunicam: o valor cultural do documento popular
Palabras clave:
Movimentos Sociais. Comunicação. Documentos Populares. Valor Contínuo.Resumen
O presente artigo visa discutir a importância de documentos populares na comunicação e organização cultural de movimentos sociais. Todo documento, além de ser fonte de informação, expressa atividade humana, a qual se encontra inserida em uma organização cultural, em determinado contexto sócio-histórico. À vista disso, a produção documental de movimentos sociais, à semelhança de organizações burocráticas, também segue padrões específicos e tem finalidades definidas. Nesta perspectiva, esta pesquisa busca evidenciar a produção do documento popular e seu valor cultural, perante o protagonismo social das camadas populares organizadas. Para isso, historicizaremos o uso do termo documento popular (dp), enquanto meio de comunicação entre os diferentes movimentos sociais, desde o seu estabelecimento pelo Centro de Documentação Uruguaio – América Latina (Uruguai, 1981), até a sua significação nos dias de hoje. Constatamos que os documentos populares têm valor cultural e exercem ato comunicativo a todo o momento, durante seu ciclo de vida e preservação permanente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).