Representações de leitura: notas sobre a valorização do universo da leitura em crônicas do jornal caxiense Pioneiro
Palabras clave:
Crônica, Leitura, Jornal, Representações de Leitura, PioneiroResumen
Este artigo objetiva estudar algumas representações de leitura presentes em duas crônicas publicadas no jornal Pioneiro, da cidade de Caxias do Sul (RS). O objetivo é perceber como os textos dos cronistas Waldyr Luiz Prévidi e Oscar Bertholdo agem na promoção da leitura, promoção de livros e promoção de autores relacionados ao universo das letras. O referencial teórico utilizado baseia-se em Andrade (2009); Arendt e Cecchin (2018); Candido (1992; 2000); Ferreira (2004); Manguel (1997); Martins (1977); Melo (2003); Moisés (2005); Pesavento (2012); Pozenato e Giron (2004) e Sá (2008). A metodologia utilizada é de orientação geral qualitativa. A pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2011), a análise documental (MOREIRA, 2011) e a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) são as três modalidades metodológicas empregadas. Conclui-se que as crônicas aqui estudadas podem ser consideradas importantes elementos para a difusão de temas relacionados ao universo da leitura. O artigo traduz uma síntese de análise ampla desenvolvida na tese de doutorado Representações de leitura em crônicas literárias de jornais de Caxias do Sul (1963-1983), defendida no Programa de Doutorado em Letras – Associação Ampla UCS/UniRitter.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).