Escutas poéticas e musicalidades dialéticas: ah, se meu ouvido falasse!

Autores/as

  • Felipe Gue Martini Centro Universitário FSG

Palabras clave:

epistemologia, transmetodologia, escutas poéticas, musicalidades dialéticas, imagem dialética,

Resumen

O texto apresenta a noção de escutas poéticas e musicalidades dialéticas ao radicalizar dois pressupostos da transmetodologia de Maldonado et al. (2008): a) a indissociabilidade entre sujeito e objeto da pesquisa, e b) a ciência midiática como recurso material contemporâneo. A escuta, como produto sociocultural histórico, é epistemologia, objeto e técnica de pesquisa, amparada nas teorias de Schaeffer (apud CHION, 1999) e Szendy (2003). Escutar-se escutar e escutar os sujeitos se escutarem torna-se modelo metodológico, amparado na estética de Benjamin (2006) e na poética de Bachelard (1994). Por meio de escutas poéticas propõe-se relativizar as dimensões categóricas e imediatamente produtivas dos estudos de recepção midiática. O modelo metodológico descreve a estratégia de produção de dados sonoros enquanto técnica científica, ilustrado com um exemplo de aplicação, a musicalidade dialética intitulada À escuta em Portbou.

Biografía del autor/a

Felipe Gue Martini, Centro Universitário FSG

Doutor em Comunicação (Unisinos), Mestre em Comunicação (Unisinos), Jornalista. Especialista em Projetos Sociais na Escola (UFRGS). Coordenador do bacharelado em Jornalismo e do tecnólogo em Cinema do Centro Universitário FSG. Pesquisador membro dos grupos Processocom e Rede Amlat.

 

Revisão ABNT e texto: Camila Cornutti Barbosa.

Publicado

2019-03-06

Cómo citar

Martini, F. G. (2019). Escutas poéticas e musicalidades dialéticas: ah, se meu ouvido falasse!. Conexão - Comunicação E Cultura, 17. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6564

Número

Sección

Conexão - Especial