Jingle publicitário: agoniza, mas não morre
Palabras clave:
Jingle publicitário, mídia, comunicação, comercial, propaganda, publicidadeResumen
Este artigo apresenta os procedimentos e resultados de duas pesquisas sobre a presença temporal do Jingle no complexo expressivo do comercial de 30 segundos. Seguindo exatamente os mesmos procedimentos metodológicos, as pesquisas foram realizadas nos anos de 2011 e 2017. Foram medidos os tempos dedicados ao Jingle em mil comerciais, abrangendo três épocas distintas, denominadas “Era do Rádio” (definida entre os anos de 1932 e 1950), “Era da Televisão” (entre os anos de 1950 e 2000) e “Era dos Meios Digitais” (delimitada entre os anos de 2001 e 2017). Quando da realização da primeira pesquisa, em 2011, os resultados indicavam uma perda significativa do tempo destinado ao Jingle na comparação entre a Era dos Meios Digitais tanto com a Era do Rádio quanto com a Era da Televisão. No entanto, ao ser repetida a pesquisa em 2017, os resultados indicaram sensível recuperação do Jingle dentro da peça publicitária.Descargas
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