O rádio antes do rádio: o Brasil como mercado para a indústria eletroeletrônica (1910-1920)

Autores/as

Palabras clave:

Rádio, Telefunken, Marconi’s Company, Western, Westinghouse

Resumen

O texto analisa demonstrações das tecnologias de comunicação por ondas eletromagnéticas realizadas pela indústria eletroeletrônica estrangeira no Brasil e relacionadas com interesses estratégicos dos governos da Alemanha, dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, potências que disputavam a hegemonia econômico-política nos anos de 1910 e 1920. Faz isso à luz dos parâmetros teóricos da economia política da comunicação, considerando o País como um potencial mercado para as empresas Gesellschaft für drahtlose Telegraphie mbH, Marconi’s Wireless Telegraph Company, Western Electric Company e Westinghouse Electric and Manufacturing Company. Ao identificar demonstrações anteriores às realizadas em 1922 e 1923, durante a Exposição Internacional do Rio de Janeiro, procura esclarecer algumas imprecisões da historiografia do rádio no Brasil.

Biografía del autor/a

Luiz Artur Ferraretto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instituição onde atua como professor no curso de Jornalismo e no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação, além de coordenar o Núcleo de Estudos de Rádio, grupo de pesquisa certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: luiz.ferraretto@ufrgs.br.

Publicado

2018-08-17

Cómo citar

Ferraretto, L. A. (2018). O rádio antes do rádio: o Brasil como mercado para a indústria eletroeletrônica (1910-1920). Conexão - Comunicação E Cultura, 17(33). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5758

Número

Sección

Artigos