Perspectivas para pensar as inter-relações entre sujeitos comunicantes e mídias digitais na constituição de cidadania comunicativa
Palabras clave:
mídias digitais, sujeitos comunicantes, cidadania comunicativa, apropriações midiáticas, educomunicação.Resumen
Neste texto, propomos recuperar e problematizar abordagens teóricas, para pensar as ações comunicativas dos sujeitos nas mídias digitais e suas possibilidades, para gerar práticas que renovam os processos contemporâneos de constituição da cidadania, no âmbito comunicacional. No itinerário da reflexão proposta, exploramos, inicialmente, elementos para alicerçar uma compreensão dos sujeitos e de seu papel nos processos comunicativos, considerando transformações impulsionadas pela midiatização, particularmente aquelas vinculadas à digitalização. Exploramos as possibilidades abertas pelas mídias digitais, para a produção comunicativa dos sujeitos e refletimos sobre suas potencialidades, para a constituição e o exercício de cidadania, à luz de perspectivas que buscam fundamentar a noção de cidadania comunicativa. Finalmente, examinamos possibilidades para a ampliação destas potencialidades, a partir de propostas educomunicativas, que se articulam à perspectiva da cidadania comunicativa.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).