Melodrama infantojuvenil na televisão brasileira: análise estilística de Carrossel (SBT, 2012-2013)

Autores/as

Palabras clave:

Audiovisual, Televisão, Narrativas midiáticas, Melodrama, SBT

Resumen

Uma das tendências da ficção televisiva brasileira, segundo Rondelli (1998), é deixar-se contaminar por temas da realidade, voltando-se mais ao realismo naturalista do que ao sentimentalismo melodramático. Análises acerca do assunto, de acordo com Lopes (2009), costumam considerar o padrão Globo de teledramaturgia. Este trabalho, por sua vez, pretende discutir como o SBT se apropria dos recursos do melodrama em seu conteúdo nacional dedicado a crianças e pré-adolescentes, segmento pouco explorado pelas emissoras de TV aberta. Para isso, toma-se por base a telenovela Carrossel (2012-2013), observando as dimensões comunicativas e culturais e evidenciando seus contextos de criação, produção e fruição. Ao utilizar a Estilística como metodologia, com base nas pesquisas de Pucci Júnior (2014a, 2014b) e de Rocha (2014, 2016), objetiva-se contribuir cientificamente com o aprimoramento crítico e metodológico dos Estudos de Televisão.

Biografía del autor/a

João Paulo Hergesel, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), sob orientação do Prof. Dr. Rogério Ferraraz, com bolsa PROSUP/Capes. Membro dos Grupos de Pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva Brasileira (UAM/CNPq) e Narrativas Midiáticas (Uniso/CNPq).

 

Revisor técnico (ABNT): Prof.ª M.ª Elizete Rodrigues[1].

Revisor ortográfico: Prof.ª Érica de Oliveira[2].


[1] Mestra em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

[2] Licenciada em Letras: Português/Inglês pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).

Rogério Ferraraz, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), mestre em Multimeios (Unicamp) e graduado em Jornalismo (UNESP-Bauru). Foi pesquisador visitante na UCLA Los Angeles, com bolsa de doutorado-sanduíche (Capes). É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Publicado

2017-09-22

Cómo citar

Hergesel, J. P., & Ferraraz, R. (2017). Melodrama infantojuvenil na televisão brasileira: análise estilística de Carrossel (SBT, 2012-2013). Conexão - Comunicação E Cultura, 16(31). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5174

Número

Sección

Artigos