Melodrama infantojuvenil na televisão brasileira: análise estilística de Carrossel (SBT, 2012-2013)
Palabras clave:
Audiovisual, Televisão, Narrativas midiáticas, Melodrama, SBTResumen
Uma das tendências da ficção televisiva brasileira, segundo Rondelli (1998), é deixar-se contaminar por temas da realidade, voltando-se mais ao realismo naturalista do que ao sentimentalismo melodramático. Análises acerca do assunto, de acordo com Lopes (2009), costumam considerar o padrão Globo de teledramaturgia. Este trabalho, por sua vez, pretende discutir como o SBT se apropria dos recursos do melodrama em seu conteúdo nacional dedicado a crianças e pré-adolescentes, segmento pouco explorado pelas emissoras de TV aberta. Para isso, toma-se por base a telenovela Carrossel (2012-2013), observando as dimensões comunicativas e culturais e evidenciando seus contextos de criação, produção e fruição. Ao utilizar a Estilística como metodologia, com base nas pesquisas de Pucci Júnior (2014a, 2014b) e de Rocha (2014, 2016), objetiva-se contribuir cientificamente com o aprimoramento crítico e metodológico dos Estudos de Televisão.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).