Narrativas jornalísticas e possibilidades de resistência acerca do acontecimento #SomosTodasVerônica: mídia, transfobia e violência

Autores/as

  • Viviane Borelli UFSM
  • Alisson Machado UFSM
  • Marlon Santa Maria Dias

Palabras clave:

Jornalismo, Redes sociais digitais, Acontecimento, Transfobia, Travesti

Resumen

O artigo apresenta uma análise da cobertura jornalística sobre o acontecimento envolvendo Verônica Bolina, travesti torturada em situação de cárcere. Amparados na proposta de Ford (1999), a respeito das especificidades do caso midiático e da semiologia dos discursos sociais (VERÓN, 2005), busca-se compreender a construção do acontecimento a partir do trabalho enunciativo dos atores envolvidos. Selecionou-se como objeto empírico a produção discursiva dos portais online G1, R7 e Fórum, bem como a página da campanha #SomosTodasVerônica, na rede social online Facebook. A análise aponta a uma correlação entre a produção jornalística e a dos atores sociais, uma vez que esses contrapõem e questionam os contornos enunciativos dados pelo jornalismo ao caso e articulam formas de resistência à violência e transfobia percebidas nas narrativas midiáticas tradicionais.

Biografía del autor/a

Viviane Borelli, UFSM

Professora do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos). Mestre e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFSM. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Nova de Lisboa (UNL), Portugal.

 

Revisão ortográfica e técnica: Tainan Pauli Tomazetti

Alisson Machado, UFSM

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Comunicação e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição.

Marlon Santa Maria Dias

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição.

Publicado

2017-09-22

Cómo citar

Borelli, V., Machado, A., & Dias, M. S. M. (2017). Narrativas jornalísticas e possibilidades de resistência acerca do acontecimento #SomosTodasVerônica: mídia, transfobia e violência. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(31). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4769

Número

Sección

Artigos