Eleições 2.0: Ódio nas redes durante a campanha presidencial de 2014

Autores/as

Palabras clave:

Comunicação política, Discurso de ódio, Eleições, Clivagem social, Redes sociais

Resumen

A eleição de 2014 repetiu, pela sexta vez consecutiva, o confronto direto entre PT e PSDB pela presidência da República no Brasil. Marcada pela militância nas redes sociais, a campanha ofereceu o processo eleitoral como pauta do dia e possibilitou, por um lado, a democratização da discussão política, mas de outro, a exacerbação das diferenças ideológicas na forma de discurso de ódio. Neste trabalho, apresentamos uma metodologia para verificar o Potencial Ofensivo dos Discursos aplicada sobre os programas do segundo turno do horário eleitoral gratuito de televisão disponíveis na rede social Facebook. A partir desses resultados, analisa-se a propagação do ódio e do clima de ruptura social cruzando dados sobre engajamento, número de “curtidas” e “compartilhamentos” dos seguidores de cada perfil, o que possibilitou verificar como o eleitorado da internet interagiu com os candidatos na questão do ódio e da ruptura social.

Biografía del autor/a

Jacques Alkalai Wainberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Comunicação da PUCRS.

Doutor em Comuncação pela ECA/USP (1996)

Mestre em Jornalismo pela University of South Carolina, EUA (1990)

Grupo de Pesquisa em Comunicação, Emoção e Conlfito (GPCEC)

 

Angelo Arlindo Carnieletto Müller, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo PUCRS (2003).

Mestre em Comunicação Social PUCRS (2014). Doutorando em Comunicação do PPGCOM da PUCRS (turma 2015)

Grupo de Pesquisa em Comunicação, Emoção e Conflito (GPCEC).

Bolsista Capes/Prosup

Publicado

2017-09-22

Cómo citar

Wainberg, J. A., & Carnieletto Müller, A. A. (2017). Eleições 2.0: Ódio nas redes durante a campanha presidencial de 2014. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(31). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4636

Número

Sección

Artigos