Entre o afetivo e o político: O ensaio Ausências, de Gustavo Germano, como reconfigurador das memórias da ditadura

Autores/as

  • Ana Carolina Lima Santos Universidade Federal de Ouro Preto
  • Michel de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Fotografia, fotografia artística, memória, ditadura

Resumen

No projeto Ausências, realizado entre 2006 e 2012, o fotógrafo Gustavo Germano se apropriou e reencenou fotografias de família de algumas pessoas que perderam pais, cônjuges e/ou filhos (mortos e desaparecidos) durante os regimes militares na Argentina e no Brasil. O presente artigo objetiva servir de aproximação analítica desse trabalho, aqui entendido como uma forma de tornar pública a dor privada dos indivíduos envolvidos, ressignificando-a coletivamente, para conferir novas dimensões ao conhecimento que se tem acerca das sequelas ocasionadas pela ditadura. O poder memorialista da fotografia, a aura afetiva atribuída aos registros familiares e o saber imaginativo solicitado ao espectador, na tensão entre recordação e testemunho, são algumas das noções mobilizadas neste paper, tomadas para apreender o projeto em suas particularidades poéticas e em sua importância histórica.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Lima Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. 

 

Revisor de texto: Dra. Renata Lívia de Araújo Santos (UFRPE).

Revisor técnico (ABNT): Dra. Renata Lívia de Araújo Santos (UFRPE).

Michel de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Comunicação e especialista em Fotografia: Práxis e Discurso pela Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2017-09-22

Cómo citar

Santos, A. C. L., & Oliveira, M. de. (2017). Entre o afetivo e o político: O ensaio Ausências, de Gustavo Germano, como reconfigurador das memórias da ditadura. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(31). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4393

Número

Sección

Artigos