COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: análise dos construtos teóricos e a práxis na formação do discurso
Palabras clave:
Construtos teóricos e práxis, Discurso da Comunicação Organizacional, EpistemologiaResumen
O presente artigo propõe uma reflexão sobre os construtos teóricos da Comunicação Organizacional, levantando uma discussão epistemológica sobre o tema. Ao observar seu desenvolvimento conceitual, especialmente nas duas últimas décadas, percebe-se um fortalecimento epistemológico dos estudos na área, fundamentados pelo paradigma interacional. Contrapondo a tal encadeamento teórico percebe-se, a partir do discurso dos profissionais, forte influência do paradigma clássico-informacional no desenvolvimento das atividades de comunicação no contexto das organizações. Pode-se dizer que práxis e hábitos institucionalizados são fundamentados nesse paradigma que se mostra hegemônico.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).