Idéias sobre tecnologia, interações comunicativas e economia midiática
Palabras clave:
tecnologia da comunicação, Economia da Comunicação, mídia e interação socialResumen
A tecnologia tem interferido nas mais singelas ações do cotidiano. Da cozinha ao computador, a tecnologização da sociedade atual, processo verificado com maior nitidez nas duas últimas décadas do século XX, transforma o homem em um ser cada vez mais dependente de aparelhos eletrônicos e, ao mesmo tempo, de informações que condicionam sua operação (dos manuais de operação aos telejornais). Essa “tecnoocupação” da vida permite análises sobre o resultado da ação do capital sobre a mídia, transformando-a num potencial veículo de consolidação do lucro. Este artigo pretende seguir por caminhos que propiciem observar o impacto da ação capitalista produtivolucrativa, partindo da liberdade e do direito de agir do cidadão, de forma comunicativa e corporativa, apreendendo a tecnologia disponível.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).