Para além do verbal: a importância da imagem nos processos comunicacionais
DOI:
https://doi.org/10.18226/21782687.V22.N01.08Palabras clave:
Comunicação, Imagem, Epistemologia, Verbal, VisualResumen
O presente texto objetiva indicar a importância da ampliação do conceito de imagem para uma melhor abrangência do que é a Comunicação. Por meio de revisão bibliográfica, dividimos o presente artigo em três partes. Na primeira, contextualizamos os principais problemas do Campo da Comunicação e a necessidade do desentranhamento do comunicacional, conforme proposto por Braga. Na segunda, com base em exemplos elucidados por Byung-Chul Han e pelo próprio Braga, demonstramos que a comunicação não se ancora somente no verbal, no material ou em algum meio específico, e que isolar algum elemento desse circuito representa um empobrecimento epistemológico. Por fim, na terceira parte, exploramos as contribuições de Samain para a construção de uma epistemologia da Comunicação que dê relevo à imagem no processo comunicacional. Concluímos que esta perspectiva conceitual sobre a imagem pode ampliar e auxiliar a apreensão do específico comunicacional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).